As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: Um estudo plurimetodológico

Autores

  • Paulo Pereira Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
  • Francisco Carreiro da Costa Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • José Alves Diniz Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

Diversos autores têm chamado à atenção para o facto das atitudes dos alunos poderem favorecer ou prejudicar a sua aprendizagem. Neste sentido, no âmbito da Educação Física, várias investigações têm sido efectuadas com o propósito de conhecer as atitudes dos alunos em relação àquela disciplina, utilizando predominantemente uma metodologia quantitativa. Neste estudo examinam -se as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física, numa perspectiva plurimetodológica. Participaram 198 alunos do 9.º ano de escolaridade. Foram realizadas dois tipos de análises: uma extensiva e outra intensiva. Na fase extensiva os dados foram recolhidos através de um questionário construído e validado por nós próprios, enquanto que na intensiva os dados foram obtidos por intermédio de uma entrevista estruturada. Os resultados mostram que: i) a generalidade dos alunos tem uma atitude favorável face à Educação Física; ii) as atitudes dos alunos em relação à Educação Física variam em função do seu género, mas não são influenciadas pelo nível socioeconómico das suas famílias; iii) os “melhores” alunos manifestam uma atitude mais favorável face à Educação Física do que os “piores”; iv) as razões evocadas pelos alunos para justificarem porque gostam da Educação Física estão associadas ao facto de considerarem que esta permite a aprendizagem de novas habilidades, terem um elevado sentimento de competência desportiva e apreciarem as matérias de ensino dessa disciplina.

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Publicado

31-05-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade