As práticas de lazer dos estudantes das instituições militares de ensino

Autores

  • Adilson Marques Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • João Martins Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • José Contramestre Academia Militar
  • Francisco Carreiro da Costa Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

O lazer pode ser entendido como a tentativa de descontracção, a alienação das normais tarefas diárias, utilizando, para isso, actividades escolhidas de acordo com as motivações pessoais em que o objectivo principal é o prazer que se pode obter.

Os objectivos deste estudo foram conhecer as práticas de lazer dos jovens que frequentavam as instituições militares de ensino em Portugal; verificar se existiam diferenças nas práticas de lazer de acordo com o nível de ensino; identificar os níveis de prática de actividades físicas e desportivas e analisar esses níveis de prática entre os vários ciclos de escolaridade.

Os dados foram recolhidos por questionários e recorreu-se à classificação automática para a caracterização dos grupos. Os resultados evidenciaram que os alunos, nos seus momentos de lazer, privilegiam as actividades sociais e culturais/recreativas e confirmam que não se sentem atraídos pela prática de actividades físicas e desportivas.

Estas actividades, por serem comuns à maioria, constituem uma vertente importante na vida dos mais jovens. A existência de programas que permitam a ocupação dos tempos livres com tarefas que suscitem a actividade física deve ser promovidas, para que as actividades sedentárias possam ser relegadas em detrimento de outras mais activas.

Downloads

Publicado

08-06-2017

Edição

Secção

Exercício e Saúde