Caracterização do estilo de vida de alunos do Ensino Básico com níveis de rendimento escolar diferenciados

Autores

  • João Martins Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • Adilson Marques Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • José Diniz Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • Francisco Carreiro da Costa Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

A escola e a Educação Física (EF) têm um papel fundamental na promoção de estilos de vida activos e saudáveis dos alunos, sendo a EF reconhecida como um instrumento indispensável para uma política de saúde pública bem sucedida.

Constata-se, porém, a existência de uma visão sócio-cultural dominante partilhada por políticos, directores escolares e pais com a perspectiva de que o tempo, ou o seu aumento, destinado à EF e à prática de Actividade Física (AF) tem repercussões negativas no rendimento escolar dos alunos, visão que a literatura não confirma.

Assim, o objectivo do estudo foi descrever e analisar o estilo de vida de alunos com níveis diferenciados de rendimento escolar nas disciplinas de Matemática, Português e EF. Participaram no estudo 753 alunos do 2.º ciclo de ensino básico (365 raparigas e 388 rapazes) com idades compreendidas entre os 9 e os 13 anos. Os dados foram recolhidos através de questionário e para sua análise procedeu-se à classificação automática.

Os resultados permitiram verificar que a classe dos alunos com nota de bom e muito bom a Matemática (46.88% da amostra) se caracterizava por uma percentagem significativa de alunos possuir igualmente uma classificação de bom ou muito bom em EF (60.34% da classe) e em Português (75.92%
da classe). Por outro lado, os alunos com insuficiente a Matemática (9.69% da amostra global) caracterizam -se por apresentarem uma classificação igualmente insuficiente a Português (42.47% da classe) e suficiente a EF (47.95% da classe).

O estudo permitiu constatar que os alunos com um rendimento de bom ou muito bom em Matemática referem ser mais activos fisicamente e tendem igualmente a ter um melhor desempenho académico em Português e em EF. Verificámos, por outro lado, que a adopção de um estilo de vida activo não prejudicou o sucesso escolar dos alunos.

Downloads

Publicado

08-06-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade