A metodologia observacional como método para a análise do jogo de futebol – Uma perspetiva teórica

Hugo Sarmento, Maria Teresa Anguera, Jorge Campaniço, José Carlos Leitão

Resumo


O presente trabalho pretendeu-se rever e organizar a literatura disponível que tem como objeto de estudo a análise das competições em Jogos Desportivos, mediante o recurso à Metodologia Observacional.

Assim, pretendeu-se, identificar os problemas de pesquisa mais comuns, caracterizar as metodologias recorrentes e sistematizar as tendências evolutivas desta área de investigação.

As bases de dados das instituições de ensino de referência nesta área foram utilizadas para a pesquisa dos trabalhos relevantes (n=13), tendo estes sido, posteriormente, agrupados em função do objeto (processo ofensivo, processo defensivo, guarda-redes) e das técnicas (análise sequencial, análise de T-patterns, coordenadas polares) de análise.

A análise dos trabalhos confirma uma tendência crescente para os investigadores que recorrem à metodologia observacional e mais concretamente às técnicas da análise sequencial e à deteção dos T-patterns para o estudo do jogo futebol.

A maioria destes trabalhos tem sido realizada na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, debruçando-se todos eles sobre a análise do processo ofensivo mediante o recurso à análise sequencial. Por outro lado, embora em menor número, os estudos realizados na Universidade de Trás-os-Montes versam o estudo do processo defensivo ou da ação dos guarda-redes em fase defensiva, recorrendo à deteção de T-patterns, ao passo que os estudos realizados em Espanha se centram na análise do processo ofensivo e da ação do guarda-redes em fase defensiva mediante o recurso à combinação das técnicas de análise sequencial, análise de coordenadas polares, e deteção de t-patterns.

Tendo em conta as potencialidades desta metodologia, o desenvolvimento de estudos neste campo afigura-se como proficuo, sendo desejável que as investigações que desenvolvam nesta área contemplem, nas suas análises, as variáveis situacionais, designadamente o local de realização da prova, o resultado momentâneo do jogo, a qualidade da oposição e o tempo decorrido que, salvo raras exepções, não têm sido incluidas nos estudos desta natureza.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2013 Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física

BOLETIM SPEF é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Educação Física | eISSN: 2184-1594