O efeito da experiência do treinador de futebol em jovens atletas

Autores

  • Artur Santos Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra
  • Carlos E. Gonçalves Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, Universidade de Coimbra

Resumo

O desporto pode servir como meio educativo dos jovens atletas, com o treinador a ter um papel importante nas experiências desportivas dos mesmos.

O presente estudo propõe -se a: a) identificar um perfil de comportamento dos treinadores com base na experiência; b) verificar o efeito da experiência do treinador nas atitudes desportivas e motivação dos atletas; c) descrever as perceções dos atletas relativamente às atitudes desportivas, orientação motivacional, e dos comportamentos dos treinadores.

Foram observados 6 treinadores de Futebol de escalões de formação e os respetivos atletas responderam aos questionários de perceção do comportamento do treinador, de Orientação para o Ego e Tarefa e das Atitudes no Desporto.

Verificamos que o nível de experiência do treinador não tem efeitos sobre a comunicação com os atletas em competição. Todos os treinadores privilegiam comportamentos de reforço positivo, instrução técnica geral e comunicação geral. Os treinadores experientes utilizam mais a comunicação geral, enquanto os treinadores inexperientes o reforço positivo e a instrução técnica geral.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Treino Desportivo