Associação entre atividade física e qualidade de vida em idosos

Autores

  • Dartagnan Pinto Guedes Centro de Educação Física e Esporte, Universidade Estadual de Londrina
  • Angélica Cristine Hatmann Centro de Educação Física e Esporte, Universidade Estadual de Londrina

Resumo

Objetivo: investigar a associação entre prática habitual de atividade física e qualidade de vida em uma amostra de idosos brasileiros.

Métodos: a amostra foi composta por 1204 sujeitos (645 mulheres e 559 homens), com idades ≥ 60 anos.

As percepções quanto à qualidade de vida foram analisadas mediante módulo específico para idosos WHOQOL -Old. As informações acerca da prática habitual de atividade física foram obtidas por intermédio do IPAQ.

Resultados: Idosos de ambos os sexos que reportaram ser mais ativos fisicamente atribuíram maiores escores nos domínios funcionamento sensório, autonomia e intimidade, além de apresentar significativamente mais elevada qualidade de vida global, independentemente da idade, situação conjugal, escolaridade e classe econômica familiar. Especificamente nas mulheres, os escores obtidos no domínio participação social foram significativamente maiores nos estratos dos sujeitos ativos e muito-ativos em comparação com o estrato dos sujeitos sedentários.

Conclusão: os resultados indicam que maiores níveis de prática habitual de atividade física podem contribuir para aprimoramento da qualidade de vida de idosos.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Especial