A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA: ATITUDES DOS ALUNOS EM FUNÇÃO DA IDADE E DO SEXO

Ricardo Lima, Larissa Benites, Francisco Gonçalves, Rui Resende

Resumo


Trata‑se de um estudo transversal, observacional de cariz quantitativo que teve como objetivo analisar as perceções e atitudes dos alunos relativamente à disciplina de Educação Física comparando os sexos e as diferentes faixas etárias. Para tal, foi aplicado um questionário validado e adaptado de Al‑Liheibi (2008) a 812 alunos pertencentes a 5 escolas do ensino básico e secundário de 3 cidades em Portugal, sendo 384 do sexo masculino e 428 do feminino com idades compreendidas entre os 10 e os 20 anos. Os resultados revelam que os alunos do sexo masculino têm atitudes mais positivas em relação à disciplina de Educação Física. Quando comparadas as idades dos participantes, verificam‑se diferenças significativas nas atitudes positivas do grupo etário mais jovem quando comparado com os restantes grupos. Dessa forma, um dos indicativos de discussão é a postura do professor na aula, para, sensibilizar, motivar e informar os alunos acerca da importância da Educação Física e suas abrangências ao longo da vida.

Palavras‑chave: Educação Física, Atitude, Pedagogia, Alunos, Currículo.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2018 Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física

BOLETIM SPEF é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Educação Física | eISSN: 2184-1594