EDUCAÇÃO FÍSICA PARA TODOS: VISÃO DE ALUNOS SEM CONDIÇÃO DE DEFICIÊNCIA

Autores

  • Pedro Pires Associação de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Castelo Branco.
  • Maria Mesquita Instituto Politécnico de Castelo Branco‑ Escola Superior de Educação.
  • Sergio Godoy Universidad de Extremadura‑ Facultad de Ciencias del Deporte.
  • João Serrano Instituto Politécnico de Castelo Branco‑ Escola Superior de Educação.
  • António Machado Instituto Politécnico de Castelo Branco‑ Escola Superior de Educação.
  • Pedro Viegas Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Lisboa.

Resumo

Nos últimos anos tem‑se verificado um movimento que proclama a implementação de uma escola inclusiva, procurando transformar a escola enquanto instituição. Face a esta problemática, a Educação Física enquanto disciplina não pode ficar desfasada de todo processo. Neste contexto, centramo‑nos na necessidade de conhecer quais as perspetivas dos alunos sem condição de deficiência relativamente à inclusão de alunos com condição de deficiência nas aulas de Educação Física. Os participantes foram selecionados numa escola do distrito de Castelo Branco, que tivesse 3 alunos com condição de deficiência (diferentes patologias) a participarem na aula de Educação Física. De forma a operacionalizarmos todo o processo, solicitamos que as diretoras de turmas selecionassem 3 alunos sem condição de deficiência, a fim de realizarem uma entrevista sobre esta temática. Após a transcrição e análise das entrevistas, elaboramos as nossas conclusões com base em 3 categorias criadas: Gosto pelas atividades corporais, Grau de inclusão no contexto aula de Educação Física e Dinâmica da aula. 

Palavras‑chave: Inclusão, Educação Física, Deficiência.

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Publicado

30-07-2018

Edição

Secção

Especial