O Conceito de «Espaço» e as várias Perspectivas que Contribuem para a sua Definição

Autores

  • Luís Miguel Cunha Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

A presente comunicação tem como objectivo fundamental abordar o conceito de «Espaço» e chamar a atenção para a importância que tem a relação deste com o processo desportivo.

Pretende-se olhar o processo desportivo com uma nova perspectiva de modo a entender-se a capacidade que o desporto tem de manifestar-se no espaço.
A realização de actividades, o comportamento dos agentes, a localização de instalações, entre outros aspectos, contribuem para uma capacidade de afirmação do desporto no espaço. O desporto prefigurará uma vertente de produção de um espaço próprio, do espaço desportivo.

Como forma de realizarmos os objectivos, socorrer-nos-emos dos contributos de alguns autores de formações diversas que apresentaremos sob três perspectivas:
1. A perspectiva psicológica
2. A perspectiva sociológica
3. A perspectiva económica

Na perspectiva psicológica, explicamos a contribuição de A. Frémont, citando Moles e Rohmer, e a sua referência às «conchas do homem».

Os autores definem o espaço segundo uma referência em ordem ao próprio indivíduo e identificam um conjunto de comportamentos e actividades que este realiza em cada «concha», hierarquizando e dando significado a cada um dosníveis em que o espaço assim se organiza.

Na perspectiva sociológica, apresentamos o ponto de vista de M. Castells e o seu entendimento sobre os quatro elementos da estrutura urbana:
1. O processo de produção (P).
2. O processo de consumo (C).
3. O processo de intercâmbio (I).
4. O processo de gestão (G).

Finalmente na perspectiva económica, o espaço é entendido através de processos de abstracção, onde a multidimensionalidade do conceito é um facto mensurável e representável. A contribuição fundamental é de A. Simões Lopes, que nos chama a atenção para a presença dos objectos ou indivíduos no espaço e pelas relações que entre eles se desenvolvem, contribuindo deste modo para
uma definição e caracterização deste conceito.

Downloads

Publicado

27-05-2017

Edição

Secção

Actas do IV Congresso da SPEF