As Teorias Implícitas da Personalidade e os Comportamentos de Ensino. Perfil de intervenção pedagógica de professores estagiários em relação a alunos com avaliações polarizadas

Autores

Resumo

O objectivo deste estudo é identificar o perfil de intervenção pedagógica de professores estagiários em relação a alunos com «avaliações» polarizadas. Especificamente, alunos avaliados com altos e baixos scores através de um diferenciador semântico de traços de personalidade, foram comparados durante aulas de Educação Física de desportos colectivos em termos das interacções pedagógicas professor-aluno. Foram realizados dois ciclos de observação: no primeiro, obteve-se a linha de base das reacções de feed-back, afectividade e disciplina dos professores sem que qualquer informação acerca dos alunos alvo da observação fosse fornecida; no segundo, obteve-se o perfil de intervenção nas mesmas categorias de comportamento após uma reunião em que os professores tiveram acesso aos resultados descritivos dos seus comportamentos de ensino, dos comportamentos dos alunos e das gravações em magnetoscópio referentes ao primeiro ciclo de observações.

A análise dos resultados dos comportamentos dos professores no primeiro ciclo de observações revelou que os alunos com baixos scores receberam mais reacções de feed-back e de afectividade, mas que essas interacções dos professores tinham um perfil negativo, sendo a diferença em relação ao perfil positivo das interacções com os alunos de mais alto score considerada significativa.

No segundo ciclo de observações registou-se uma alteração no perfil de intervenção dos professores estagiários. Aumentou a taxa de reacções dirigidas aos alunos das turmas observadas; as reacções dirigidas aos alunos foco da observação passaram a ser mais diferenciadas e o perfil de intervenção em relação aos alunos com baixo score tornou-se dominantemente positivo. Depois de discutir os resultados, o estudo conclui que o conhecimento avaliativo baseado nas teorias implícitas da personalidade aparece associado a comportamentos de ensino estereotipados, enquanto o conhecimento descritivo parece garantir comportamentos de ensino mais flexíveis e diferenciados.

Biografia Autor

Rui Gomes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa

Rui Gomes é doutorado em Ciências da Educação e professor catedrático da Universidade de Coimbra, leccionando desde 1999 na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física várias disciplinas de licenciatuta (Sociologia da Educação, História da Educação, etc), mestrado (Administração Escolar, etc) e doutoramento (Epistemologia, etc). Entre 1990 e 1999 leccionou e investigou na Universidade de Lisboa, no domínio das Ciências da Educação e da Sociologia da Educação.

[CV]

Downloads

Publicado

26-05-2017

Edição

Secção

Estudos, Práticas e Problemas