Vida ativa saudável: Enfoque nutricional

Autores

  • Lúcia Dantas Leite Departamento de Nutrição, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • José Brandão Neto Departamento de Medicina Clínica, UFRN
  • Naira Josele Neves de Brito Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde, UFRN

Resumo

Para se ter uma vida ativa e saudável é indispensável compreender alguns fatores, os quais se relacionam entre si. A alimentação é primordial porque nos fornece todos os constituintes nutricionais para o perfeito funcionamento do nosso organismo.

A dieta consumida deve ser equilibrada em função da quantidade recomendável de proteínas, carboidratos, lipídeos, vitaminas, minerais, fibras, compostos bioativos e água. O zinco é o micronutriente mais importante do ponto de vista biológico, pela sua ação abrangente em relação ao genoma, metabolismo intermediário, imunologia, crescimento e desenvolvimento.

A atividade física é também um requisito relevante, uma vez que melhora e mantém a saúde. Para isso, recomendam-se, pelo menos, 30 minutos diários de exercício cumulativo e moderado. As implicações psicossociais interagem, sobremaneira, negativa ou positivamente para uma vida saudável, seja do ponto de vista físico ou psicológico.

Nesse sentido, a família, célula mater da sociedade, define comportamentos e atitudes em crianças e jovens. O alcoolismo, drogas e conflitos conjugais assumem, hoje, papel de destaque. O ambiente interage com todos os tópicos mencionados, pois define a qualidade do que se come, se bebe e se respira; define o tipo e qualidade de vida, especialmente as fontes de lazer.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Especial