Prática desportiva e de lazer disponibilizada por instituições não públicas na cidade de Viseu

Autores

  • Hugo Correira Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu
  • Tatiana Silva Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu
  • Marcia Pinto Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu
  • Daniela Teixeira Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu
  • Hugo Sarmento Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Escola Superior de Educação de Viseu, Instituto Superior Politécnico de Viseu; Instituto Superior da Maia e ARDH – GI (Adaptação Rendimento e Desenvolvimento Humano – Grupo de Investigação), Universidade do Minho

Resumo

Segundo a Carta Europeia do Desporto, as atividades desportivas proporcionam o melhoramento da condição física, psíquica e aumento das relações sociais. Para além disto, o mesmo documento salienta a importância deste tipo de atividades destacando a imprescindibilidade da promoção das mesmas, por parte dos governos, a fim de incrementar o desenvolvimento humano.

Neste sentido, o principal objetivo deste estudo foi caracterizar a prática de atividade desportiva e de lazer oferecida pelas instituições não públicas na cidade de Viseu.

A amostra foi constituída por 21 instituições que oferecem um total de 12 modalidades desportivas e/ou de lazer.

Através da análise efetuada constatou-se que as atividades de academia são aquelas que atualmente são mais praticadas como atividades desportivas e/ou de lazer neste concelho.A percentagem de prática na cidade de Viseu é bastante inferior não só quando comparada com o panorama nacional, mas também com o da região Centro. Ao contrário dos dados relativos a Portugal e à região Centro (que apresentam índices de prática desportiva substancialmente superiores para o género masculino), no concelho de Viseu não se verifica uma grande discrepância quando comparados os níveis de prática entre géneros.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Exercício e Saúde