Será o professor experiente capaz de mudar, melhorar e maximizar as suas rotinas de aula, após o estágio? Um estágio com professora com experiência

Autores

  • Ana Ferreira Agrupamento de Escolas de Marinhais

Resumo

Neste relato de experiencia pedagógica em estágio estão descritas as atividades desenvolvidas nesse processo, destacando as dificuldades sentidas, as estratégias e os seus resultados. É uma reflexão além de factual, projetiva, relativa a toda a experiência formativa que, pretende construir algumas linhas orientadoras para a futura profissão docente, no sentido do desenvolvimento pessoal e profissional.

Na busca de um significado para a identidade profissional, que segundo Proença, (2017) para tal devemos responder à seguinte questão: Somos especialistas em quê? Os professores são especialistas no exercício físico, nas suas várias vertentes: saúde, treino e educação. Este autor reforça ainda que, para existir de facto uma identidade profissional a nível do ensino e do treino, deverá existir entendimento entre as classes, na linha comum de formação, com vista a obtenção de um desenvolvimento integral das crianças/jovens.

Assim, tendo em vista melhorar as condições de exercício da profissão pedagógica, levou‑nos à procura de formação complementar (Mestrado). Com o Estágio Pedagógico desenvolvemos a capacidade de articular a experiência e formação pedagógica enquanto docente do 2.º Ciclo (há 12 anos), com os outros ciclos de ensino (3.º e secundário). Teremos por objetivo com esta partilha, o analisar de forma crítica e reflexiva parte do percurso de formação do professor de EF.

Para tal responderemos às seguintes questões:

– Qual a influência da experiência profissional no estágio? Transformámos essa experiencia numa mais‑valia?

– O que fizemos para colmatar as lacunas da formação inicial?

– Será o professor experiente capaz de MUDAR, MELHORAR E MAXIMIZAR as suas rotinas de aula, após o estágio? 

O investimento na formação em serviço, deveria de ser fundamental na carreira de todos os professores. Adquiriam novos conhecimentos, habilidades, tarefas e métodos, sempre com o objetivo de promover o desenvolvimento das aprendizagens nos alunos, e de atingir uma identidade profissional.

Downloads

Publicado

12-11-2017