Expressão Físico Motora e Desporto Escolar no 1.º Ciclo do Ensino Básico

Autores

  • João Ribeiro Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, Barreiro
  • Clarisse Sim Sim Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, Barreiro
  • Helena Flores Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, Barreiro
  • João Pereira Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita, Barreiro

Resumo

Introdução: Este projeto pretende implementar a lecionação da Expressão Físico Motora, para todos os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade, das escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita – Barreiro. É realizada, em regime de coadjuvação, por um professor
de educação física do agrupamento, ao professor titular de turma do 1.ºciclo. Justifica‑se pela obrigatoriedade da lecionação desta área disciplinar curricular com avaliação específica, pela sua importância no processo de desenvolvimento e por inerência no processo educativo. Tem como objectivos, os definidos pelo Programa Nacional de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino Básico.

Desenvolvimento: O projeto iniciou‑se no ano lectivo 2014‑2015, com duas turmas de 3.º ano. Em 2015‑2016, está a ser implementado em todas as turmas, do 1.º ao 4.º ano, das três escolas do 1.º ciclo, do agrupamento Augusto Cabrita. Abrange 18 turmas num total de 396 alunos, para além de quatro professores de educação física e 18 docentes do 1.º ciclo. A atividade é curricular, integrada no horário dos alunos, do professor do 1.º ciclo e considerada na componente letiva do horário do professor de educação física. Tem carga horária semanal de uma hora, é desenvolvida nas instalações das escolas do 1.º ciclo, com base no Programa Nacional de Educação Física. Simultaneamente desenvolve‑se o Projeto Desporto Escolar para o 1.ºciclo.

Conclusão: O pouco tempo de implementação não nos permite ainda obter dados para uma análise comparativa, no entanto segundo as professoras do 1.º ciclo, os alunos apresentam comportamentos de maior organização, concentração e disciplina na sala de aula. Também os professores de
Educação Física, nas avaliações diagnóstico realizadas no início do 5.º ano, referem um nível de desempenho motor mais elevado. Fundamentalmente, este projeto está a dar cumprimento à legislação portuguesa e resposta às necessidades de desenvolvimento e formação de uma população, tornando
real uma ambição de todos nós, Educação Física do 1.º ao 12.º ano de escolaridade.

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Publicado

12-11-2017