A avaliação [formativa] em Educação Física. Breve síntese sobre a investigação realizada nos últimos 25 anos

Autores

  • Filomena Araújo Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • José Alves Diniz Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Resumo

Nos últimos 25 anos, tem vindo a ser gradualmente reconhecido o impacto que a avaliação, utilizada com propósitos formativos, pode ter na melhoria da aprendizagem.

No entanto, apesar desse reconhecimento, são vários os autores de referência que têm constatado a escassez de estudos, com validade ecológica, no âmbito da avaliação formativa em Educação Física.

Apresenta-se neste artigo uma breve síntese dos trabalhos de investigação realizados nos últimos 25 anos, sublinhando o paralelismo existente entre a evolução do conceito de avaliação formativa e a forma particular como é concebido o ensino e a aprendizagem em Educação Física.

Através da pesquisa nas principais bases de dados e nos repositórios de várias universidades portuguesas, analisamos o conteúdo dos estudos realizados, no âmbito da avaliação formativa em educação física, concentrando a nossa atenção no objeto de investigação e nos resultados mais relevantes.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade