Avaliação das Aprendizagens em Educação Física

Autores

  • Lídia Madalena Damas de Carvalho Escola Secundária José Gomes Ferreira

Resumo

Situamos a avaliação das aprendizagens no contexto da intervenção pedagógica em Educação Física, essencialmente na perspectiva da Avaliação Formativa, enquanto processo que nos permite recolher as informações necessárias à orientação, regulação e controlo da aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.

Nesta perspectiva, consideramos que as principais «tarefas avaliativas» têm lugar quando queremos saber o que é que os alunos estão aptos (podem) a aprender, quando pretendemos saber se os alunos caminham na direcção dos objectivos estabelecidos ou, quando surge a necessidade de avaliar o grau de realização dos objectivos.

Qualquer que seja o objectivo da avaliação e as decisões daí decorrentes o professor confronta-se com um problema: recolher com o rigor (pedagógico) e a objectividade possíveis informações que fundamentem as suas decisões pedagógicas.

Ao abordar o processo de avaliação das aprendizagens em EF, tentaremos focar problemas decorrentes da nossa intervenção pedagógica e apresentar sugestões/propostas práticas que, constituindo-se como elemento de reflexão e análise crítica, possam, de algum modo, contribuir para a melhoria da nossa prática lectiva.

Downloads

Publicado

02-06-2017

Edição

Secção

A Avaliação em Educação Física no Contexto da Reforma do Sistema Educativo