O BOLETIM SPEF é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Educação Física.
O BOLETIM SPEF pretende ser um veículo de divulgação de conhecimento científico associado às diferentes componentes da atividade física, dirigido aos profissionais de Educação Física e Desporto. Constitui assim um espaço aberto à publicação de trabalhos científicos para especialistas das diferentes áreas envolvidas no estudo e compreensão da atividade física, sejam eles fruto de investigação original ou de sínteses temáticas.
Temas
O BOLETIM SPEF procura garantir uma diversidade temática que cubra os interesses dos diferentes campos de intervenção dos profissionais de Educação Física e Desporto. Assim, serão aceites artigos nas seguintes temáticas:
– Educação;
– Exercício e Saúde;
– Treino Desportivo.
O Boletim está também aberto à publicação de trabalhos noutros temas afins ao estudo da atividade física para além dos mencionados previamente, desde que preencham requisitos de pertinência, interesse e qualidade.
Tipos de trabalhos admitidos para publicação
1. Artigos decorrentes de investigações originais – referem-se a relatos de trabalhos experimentais originais.
2. Artigos de síntese e de divulgação científica – visam uma atualização e sistematização de conhecimentos sobre determinado tema, com base em pesquisa bibliográfica.
3. Artigo de opinião – espaço destinado à crítica e discussão, nomeadamente de artigos publicados em números anteriores do BOLETIM SPEF, que não deverão exceder duas páginas.
Estrutura dos artigos (referidos em 1 e 2)
Página de título: A primeira página deve incluir o título do artigo, nome(s) do(s) autor(es), instituição a que o(s) autor(es) se encontra(m) vinculado(s), contacto do autor de contacto (nome e apelido, afiliação, morada da instituição a que pertence, telefone, email), data de submissão, declaração de conflito de interesses. No caso de não existirem conflitos de interesses deve ser escrita a seguinte frase – “Os autores do artigos declaram que não existem conflitos de interesses”.
Resumos: Em páginas separadas devem aparecer o resumo em português e inglês. Caso o artigo seja escrito em espanhol deve ter um resumo em espanhol.
Texto (para os artigos decorrentes de investigações originais): É recomendável que apresentem a seguinte estrutura – introdução, métodos e procedimentos, resultados, discussão, conclusão.
Formatação dos artigos
Os artigos não devem exceder as 4500 palavras, sem contar com as referências bibliográficas, resumos e tabelas.
Os textos devem ser redigidos num processador de texto word (.doc ou .docx), em formato A4, com margens de 3 cm em todos os lados.
O tipo de letra deve ser Arial, tamanho 11, espaçamento 1.5.
Referências bibliográficas
A utilização de referências bibliográficas no texto deve ser reduzida ao mínimo indispensável, devendo ser referenciado apenas o primeiro autor (no caso de serem mais de dois autores) e o ano.
A lista bibliográfica referenciada no texto deverá ser mencionada na última página de acordo com os exemplos que se seguem:
a) Artigo numa publicação periódica:
Fitts, P. (1954). The information capacity of the human motor system in controlling the amplitude of movement. Journal of Experimental Psychology, 47, 381-391.
b) Livro:
Moreno, A. (1978). Fisiologia do Aparelho Locomotor. Lisboa: Matriz Publicidade.
c) Artigo ou capítulo num livro:
Henneman, E. (1974). Motor Function of the Cerebral Cortex. In V.B. Mountcastle (Ed.). Medical Physiology (pp. 747-782). Saint Louis: The C.V.Mosby Company.
d) Atas de congressos, simpósios ou seminários:
Funato, K., Matsuo, A., Ikegawa, S. & Fukunaga, T. (1995). Force-velocity characteristics between weightlifters and bodybuilders in mono and multiarticular movements. In K. Hakkinen, K. Keskinen, P. Komi & A. Mero (Eds.), Book of Abstracts. XV the Congress of the international Society of Biomechanics(pp. 294-295). Jyvaskyla: University of Jyvaskyla.
e)Teses de mestrado ou doutoramento:
Espanha, M. (1996). Efeitos do treino de corrida moderada na capacidade de reparação da cartilagem articular após lesão mecânica profunda. Estudo experimental no rato. Tese de Doutoramento. Lisboa: Faculdade de Motricidade Humana.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
O BOLETIM SPEF é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Educação Física.