Actividade física e consumo de tabaco em adolescentes de diferentes regiões de Portugal
Resumo
A actividade física é reconhecida pelo seu importante papel promotor de um estilo de vida activo e saudável, reduzindo vários factores de risco para o desenvolvimento de doenças crónico -degenerativas. Por outro lado, o consumo de tabaco é tido como um dos factores de risco modificáveis mais prejudiciais para a saúde.
O objectivo do presente estudo foi caracterizar os comportamentos de saúde (actividade física e consumo de tabaco) dos adolescentes em função do sexo, idade e área geográfica.
Foram analisados 1080 adolescentes (447 rapazes e 633 raparigas), entre os 12 e os 20 anos, que frequentavam escolas de diferentes regiões de Portugal: Litoral e Interior Norte de Portugal Continental e Ilha da Madeira. As idades dos adolescentes foram agrupadas em três escalões etários: 12/15, 16/17 e maiores de 17 anos. A actividade física foi dividida em duas categorias: exercício físico e prática desportiva.
Para avaliar a actividade física e o consumo de tabaco foi utilizado o “Inventário de comportamentos relacionados com a Saúde dos adolescentes” (Corte-Real et al., 2004a).
Os principais resultados obtidos foram: (a) De um modo geral, os adolescentes tinham baixos níveis de actividade física (exercício físico e prática desportiva). Os mais activos eram os rapazes, os mais novos e os do Litoral; (b) A maioria dos adolescentes não fumava. Por sexos, não foram encontradas diferenças significativas. Os maiores consumidores de tabaco eram os mais velhos e os do Interior.
Em suma, as diferenças por sexo, idade e área geográfica devem ser tidas em conta ao nível dos programas de intervenção.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).