Os professores e os comportamentos de risco de alunos adolescentes
Resumo
Trata-se de um estudo descritivo, exploratório, inferencial e qualitativo relativamente a, apenas, uma questão. O instrumento utilizado foi o inquérito por questionário aplicado a 305 professores a leccionar no ano lectivo de 2006/07 nas 34 escolas do 3.º ciclo e/ou secundário pertencentes à amostra.
O presente estudo permitiu obter informação relativamente a aspectos focados na importância da relação professor/aluno, face a uma intervenção mais fácil sobre os comportamentos de risco de alunos adolescentes.
Por outro lado, a maior ou menor relevância da figura do professor foi considerada como factor que influencia a capacidade de identificar os comportamentos em questão. Notámos, também, que as crenças relacionadas com os comportamentos e/ou aspecto físico dos alunos assumiam maior ou menor significado consoante o grupo disciplinar a que pertencia o professor. Igualmente, a dissemelhança na percepção do que são comportamentos saudáveis estava intimamente ligada ao grupo disciplinar.
Por fim, detectaram-se poucas disparidades de opinião no que concerne aos protagonistas na intervenção junto dos alunos o que nos levou a cogitar sobre os motivos adjacentes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).