Estudo da proporcionalidade em atletas de andebol – Métodos Phantom e combinado de Lentini
Resumo
No estudo da proporcionalidade de desportistas, tem sido utilizado o Método Phantom e o Método Combinado de Lentini. Neste trabalho pretende -se usar e comparar os modelos acima descritos utilizando uma amostra (n=34) de atletas seniores de andebol (idade: 23.65 ± 4.76 anos), do sexo masculino, de duas equipas participantes no campeonato da Liga Profissional de Andebol Portuguesa (2006/2007). As 28 medidas antropométricas foram obtidas por antropometristas acreditados pelo ISAK (International Society for Advancement of Kinanthropometry) pertencentes ao grupo de trabalho em cinantropometria da Faculdade de Motricidade Humana (Universidade Técnica de Lisboa), e as técnicas adoptadas foram as descritas por Fragoso & Vieira (2005). As técnicas estatísticas utilizadas foram: Estatística descritiva; Coeficiente de correlação de Pearson; Teste de t-student (design intra -sujeitos); Teste de Mann-Witney; Teste de Kruskal-Wallis. Concluiu -se que: (1) A aplicação directa do Phantom ao grupo de andebolistas mostra a grande heterogeneidade da amostra face aos valores Phantom; (2) A aplicação do Método Combinado de Lentini (i) normaliza os dados, aproximando -os dos valores médios de Z; (ii) responde ao problema resultante, da aplicação da constante de proporcionalidade utilizada no modelo Phantom (170.18), à populações de atletas de jogos desportivos, em que a estatura elevada é uma evidência; (iii) permite observações idênticas aos dados não ajustados; (3) Os cálculos da proporcionalidade em populações especiais podem ser simplificados com a utilização da equação apresentada.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).