As atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física: Um estudo plurimetodológico
Resumo
Diversos autores têm chamado à atenção para o facto das atitudes dos alunos poderem favorecer ou prejudicar a sua aprendizagem. Neste sentido, no âmbito da Educação Física, várias investigações têm sido efectuadas com o propósito de conhecer as atitudes dos alunos em relação àquela disciplina, utilizando predominantemente uma metodologia quantitativa. Neste estudo examinam -se as atitudes dos alunos face à disciplina de Educação Física, numa perspectiva plurimetodológica. Participaram 198 alunos do 9.º ano de escolaridade. Foram realizadas dois tipos de análises: uma extensiva e outra intensiva. Na fase extensiva os dados foram recolhidos através de um questionário construído e validado por nós próprios, enquanto que na intensiva os dados foram obtidos por intermédio de uma entrevista estruturada. Os resultados mostram que: i) a generalidade dos alunos tem uma atitude favorável face à Educação Física; ii) as atitudes dos alunos em relação à Educação Física variam em função do seu género, mas não são influenciadas pelo nível socioeconómico das suas famílias; iii) os “melhores” alunos manifestam uma atitude mais favorável face à Educação Física do que os “piores”; iv) as razões evocadas pelos alunos para justificarem porque gostam da Educação Física estão associadas ao facto de considerarem que esta permite a aprendizagem de novas habilidades, terem um elevado sentimento de competência desportiva e apreciarem as matérias de ensino dessa disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).