A influência socializadora da formação inicial em Educação Física. Percepções dos protagonistas e unidade conceptual inter-pares

Autores

  • César Sá Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viana do Castelo
  • Francisco Carreiro da Costa Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

Centrando-se na formação inicial de professores de EF no Ensino Superior Politécnico, este estudo descreve e analisa as percepções dos formadores de professores e dos estudantes finalistas quanto a aspectos que se prendem com a actividade profissional, com a Educação Física, com a formação inicial de professores e o curso em que estão envolvidos, e tenta compreender a unidade conceptual existente inter pares. Participaram no estudo 210 formadores e 368 estudantes, num total de 21 instituições públicas e privadas. Utilizaram-se dois questionários. As respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo, adoptando-se um sistema de categorização por via indutiva. A análise comparativa entre grupos foi realizada através de testes estatísticos não paramétricos. Os dados obtidos salientam uma grande proximidade entre as percepções dos formadores e a dos estudantes finalistas, o que sugere a existência de uma forte identidade e coesão conceptual nesta relação formativa entre as partes. As percepções que os estudantes apresentaram, relativamente ao conjunto de temas tratados neste estudo, parecem aproximar-se daquelas que seriam expectáveis, desejáveis e apropriadas em alunos que estão prestes a finalizar uma licenciatura em ensino. Este facto encaminha-nos para a ideia de que a socialização dos futuros professores de EF na sua formação inicial no ensino superior Politécnico parece estar a produzir os seus efeitos, isto é, a ser eficaz e a gerar um impacto positivo. Em termos gerais, os resultados verificados parecem indicar-nos a influência positiva e o importante papel socializador desta última etapa formativa.

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Publicado

31-05-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade