A influência socializadora da formação inicial em Educação Física. Percepções dos protagonistas e unidade conceptual inter-pares
Resumo
Centrando-se na formação inicial de professores de EF no Ensino Superior Politécnico, este estudo descreve e analisa as percepções dos formadores de professores e dos estudantes finalistas quanto a aspectos que se prendem com a actividade profissional, com a Educação Física, com a formação inicial de professores e o curso em que estão envolvidos, e tenta compreender a unidade conceptual existente inter pares. Participaram no estudo 210 formadores e 368 estudantes, num total de 21 instituições públicas e privadas. Utilizaram-se dois questionários. As respostas foram submetidas a uma análise de conteúdo, adoptando-se um sistema de categorização por via indutiva. A análise comparativa entre grupos foi realizada através de testes estatísticos não paramétricos. Os dados obtidos salientam uma grande proximidade entre as percepções dos formadores e a dos estudantes finalistas, o que sugere a existência de uma forte identidade e coesão conceptual nesta relação formativa entre as partes. As percepções que os estudantes apresentaram, relativamente ao conjunto de temas tratados neste estudo, parecem aproximar-se daquelas que seriam expectáveis, desejáveis e apropriadas em alunos que estão prestes a finalizar uma licenciatura em ensino. Este facto encaminha-nos para a ideia de que a socialização dos futuros professores de EF na sua formação inicial no ensino superior Politécnico parece estar a produzir os seus efeitos, isto é, a ser eficaz e a gerar um impacto positivo. Em termos gerais, os resultados verificados parecem indicar-nos a influência positiva e o importante papel socializador desta última etapa formativa.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).