A motivação dos alunos em Educação Física: Um estudo na perspectiva da orientação de objectivos de realização

Autores

  • Paulo Pereira Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico do Porto
  • Francisco Carreiro da Costa Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • José Alves Diniz Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

A motivação tem sido uma das variáveis mais analisadas no âmbito das investigações sobre o ensino das actividades físicas e desportivas. A razão do enorme interesse no estudo desta variável prende -se com o facto da mesma influenciar os resultados de aprendizagem dos alunos. Existem diversas teorias que procuram explicar os comportamentos motivados dos alunos, mas a dos objectivos de realização tornou -se o principal marco teórico na investigação sobre a motivação nas actividades físicas e desportivas. Neste estudo analisa -se: i) a orientação de objectivos de realização dos alunos em Educação Física (EF); ii) o efeito do género e nível socioeconómico (NSE) dos alunos nessa variável; iii) as relações entre a orientação de objectivos de realização dos alunos e outras das variáveis cognitivas. Participaram 198 alunos do 9.º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de questionários construídos ou adaptados e validados por nós próprios. Os resultados revelaram que: i) no domínio da EF, os alunos apresentam uma maior orientação para a tarefa do que para o ego; ii) a orientação de objectivos para a tarefa dos alunos varia em função do seu NSE; iii) os alunos do sexo masculino têm pontuações significativamente superiores aos do sexo feminino na sub -escala de orientação para o ego; iv) existem relações significativas e positivas entre a orientação para o ego no contexto da EF, a orientação para a tarefa no âmbito dessa disciplina, a percepção de competência em EF e as atitudes face a essa disciplina.

Downloads

Publicado

31-05-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade