A motivação dos alunos em Educação Física: Um estudo na perspectiva da orientação de objectivos de realização
Resumo
A motivação tem sido uma das variáveis mais analisadas no âmbito das investigações sobre o ensino das actividades físicas e desportivas. A razão do enorme interesse no estudo desta variável prende -se com o facto da mesma influenciar os resultados de aprendizagem dos alunos. Existem diversas teorias que procuram explicar os comportamentos motivados dos alunos, mas a dos objectivos de realização tornou -se o principal marco teórico na investigação sobre a motivação nas actividades físicas e desportivas. Neste estudo analisa -se: i) a orientação de objectivos de realização dos alunos em Educação Física (EF); ii) o efeito do género e nível socioeconómico (NSE) dos alunos nessa variável; iii) as relações entre a orientação de objectivos de realização dos alunos e outras das variáveis cognitivas. Participaram 198 alunos do 9.º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de questionários construídos ou adaptados e validados por nós próprios. Os resultados revelaram que: i) no domínio da EF, os alunos apresentam uma maior orientação para a tarefa do que para o ego; ii) a orientação de objectivos para a tarefa dos alunos varia em função do seu NSE; iii) os alunos do sexo masculino têm pontuações significativamente superiores aos do sexo feminino na sub -escala de orientação para o ego; iv) existem relações significativas e positivas entre a orientação para o ego no contexto da EF, a orientação para a tarefa no âmbito dessa disciplina, a percepção de competência em EF e as atitudes face a essa disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).