Relação entre sucesso motor e o resultado escolar de crianças no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Resumo
Os efeitos de estilos de vida fisicamente ativos na infância podem ultrapassar a simples optimização dos parâmetros físicos e motores que caraterizam a saúde e o bem-estar presentes e futuros.
O objetivo do presente estudo foi perceber a influência dos fatores associados ao desenvolvimento motor sobre o resultado escolar de aluno(a)s do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Cento e quarenta crianças (52% rapazes; 48% raparigas) do concelho de Amares com idades compreendidas entre os 9 e os 10 anos foram avaliadas relativamente ao seu envolvimento em atividades físicas, à expressão da aptidão física, aptidão coordenativa, aptidão morfológica, e no seu resultado escolar nas provas nacionais de aferição.
Os resultados revelaram que as aptidões física, coordenativa e morfológica se correlacionaram positivamente com o resultado escolar da amostra, destacando -se entre elas a importância da aptidão coordenativa com os valores de correlações mais significativos. Não foi encontrada qualquer associação entre o nível de envolvimento em atividades físicas e os resultados escolares.
Conclui-se pela existência geral de uma associação positiva entre os fatores associados à optimização do desenvolvimento motor e o nível de sucesso escolar nesta faixa etária, com especial relevância para os níveis de proficiência motora.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).