Educação Física: Uma disciplina, diferentes perspetivas. Implicações práticas
Resumo
O presente artigo procura sistematizar as diferentes perspetivas que podem ser adotadas pelos professores de Educação Física, considerando as suas crenças face à identidade e função que esta disciplina deve desempenhar na educação dos alunos, no sentido de esclarecer o que é um aluno bem educado “fisicamente”.
Estas perspetivas surgem de um conjunto de alterações ideológicas nas práticas discursivas da Educação Física e dividem-se em três modelos: modelo biomédico, que entende a Educação Física enquanto agente promotor de saúde, modelo desportivo, que preconiza que esta disciplina deve desenvolver competências desportivas individuais nos alunos e o modelo educacional, que entende a Educação Física como uma disciplina que deve assumir uma abordagem crítica no processo de socialização dos alunos, educando-os no sentido da aquisição de competências físicas, sociais e morais que se perpetuem durante toda a sua vida.
A abordagem a cada uma destas perspetivas será acompanhada das implicações práticas e pedagógicas que cada uma delas poderá ter no ensino da disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).