Desporto Escolar – Comparação do estilo de vida entre jovens praticantes e não praticantes de atividades de Desporto Escolar
Resumo
O objetivo deste estudo foi identificar as características do estilo de vida dos alunos de acordo com a participação nas atividades do Desporto Escolar (DE). Participaram 1842 alunos de 5 escolas, frequentando desde o 5.º ao 12.º ano, com idades compreendidas entre os 10 e os 23 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, tendo o seu preenchimento ocorrido nas aulas educação físca.
Os resultados obtidos revelaram que somente cerca de 14% dos alunos participavam nas atividades do DE. Os alunos participantes foram caracterizados por estarem no 5.º ano de escolaridade, terem uma atitude positiva face à atividade física (AF), gostarem da escola, assistirem a acontecimentos desportivos regularmente, praticarem AF fora da escola e revelaram ainda preocupações a nível alimentar.
Por outro lado, os que não participavam referiram não gostar da prática regular de AF, apresentaram uma atitude de indiferença face à escola e à disciplina de Educação Física (EF) e não praticavam AF fora da escola.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).