Desporto Escolar – Comparação do estilo de vida entre jovens praticantes e não praticantes de atividades de Desporto Escolar

Autores

  • Marcos Porfírio Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • Adilson Marques Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • Carlos Leal Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • Francisco Carreiro da Costa Faculdade de Educação Física e Desporto, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias e Centro Interdisciplinar de Estudo da Performance Humana, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Resumo

O objetivo deste estudo foi identificar as características do estilo de vida dos alunos de acordo com a participação nas atividades do Desporto Escolar (DE). Participaram 1842 alunos de 5 escolas, frequentando desde o 5.º ao 12.º ano, com idades compreendidas entre os 10 e os 23 anos. Para a recolha dos dados foi utilizado um questionário, tendo o seu preenchimento ocorrido nas aulas educação físca.

Os resultados obtidos revelaram que somente cerca de 14% dos alunos participavam nas atividades do DE. Os alunos participantes foram caracterizados por estarem no 5.º ano de escolaridade, terem uma atitude positiva face à atividade física (AF), gostarem da escola, assistirem a acontecimentos desportivos regularmente, praticarem AF fora da escola e revelaram ainda preocupações a nível alimentar.

Por outro lado, os que não participavam referiram não gostar da prática regular de AF, apresentaram uma atitude de indiferença face à escola e à disciplina de Educação Física (EF) e não praticavam AF fora da escola.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade