A promoção do aluno e do critério na aula de Educação Física

Autores

  • Rui Pedro Sousa Agrupamento de Escolas El Rei D. Manuel I – Alcochete

Resumo

O investimento em processos formativos no âmbito da diferenciação e da inclusão na aula de Educação Física (EF) é apresentado neste artigo como um dos principais fatores que sustentam o sucesso do Processo Ensino Aprendizagem (PE-A) num contexto de Estágio Pedagógico realizado com uma turma do 8.º Ano de Escolaridade, no âmbito do Curso de Mestrado do Ensino da Educação Física nos Ensino Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade Coimbra.

O sucesso pode ser potenciado, espera-se, trabalhando na zona proximal de desenvolvimento (ZDP), espaço que compete ao professor gerir, em função da análise e interpretação dos resultados da avaliação inicial. Os processos formativos aplicados convergem para a promoção do aluno e do critério, incluindo-o no PE -A, permitindo -lhe tomar decisões e promovendo o feedback de conteúdo específico.

Neste sentido, afigura-se fundamental tirar partido da força motriz da reflexão – a Avaliação. A Avaliação é vista como parte integrante do PE -A, porque só desta forma é possível promovê-lo, já que os seus efeitos são decisivos para a sua regulação, permitindo ao professor e ao aluno verificar a distância a que se encontram dos objectivos educativos.

Downloads

Publicado

01-06-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade