Contornos de uma experiência de avaliação desenvolvida no Instituto de Inovação Educacional (1990-1993)
Resumo
A avaliação é uma componente imprescindível de qualquer processo de reforma porque permite identificar discrepâncias entre o que se concebeu e o que, de facto, acontece; contribui para que se "produzam" visões integradas dos elementos do sistema; ajuda a compreender os "pontos de vista" dos intervenientes e a "tomar o pulso" ao do que foi identificado como inadequado; ou permite a identificação e a divulgação de inovações.
Entre 1990/1991 e 1992/1993 o autor concebeu e coordenou, no então Departamento de Avaliação Pedagógica do Instituto de Inovação Educacional, um conjunto de trabalhos de investigação cuja principal finalidade era a de avaliar/acompanhar o processo de experimentação dos novos programas no âmbito da reforma do sistema educativo.
Neste trabalho discutem-se contornos dessa experiência em quatro aspectos essenciais: princípios observados; princípios finalidades; estudos desenvolvidos; e opções metodológicas utilizadas.
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