Problemas da prática pedagógica em Educação Física: Estudo da relação entre as percepções dos alunos e dos professores

Joaquim Dionísio, Marcos Onofre

Resumo


Abraçando uma visão ecológica dos processos de intervenção nas aulas, neste trabalho procurámos conhecer a percepção do aluno acerca da realidade de que é protagonista, e observar de que forma esta se relacionava com a do seu interlocutor – o professor. O problema que guiou o estudo traduziu-se assim pela seguinte questão: Qual é a relação existente entre as percepções dos alunos e dos professores de Educação Física, relativamente aos problemas da prática pedagógica? Foi realizado um estudo multi-caso. Participaram no estudo quatro professores e respectivos alunos, do 3.º ciclo do Ensino Básico. As percepções de alunos e de professores às situações problema foram analisadas em várias dimensões. A recolha de dados envolveu o registo audiovisual de aulas e a entrevista de estimulação de memória. O corpus das entrevistas foi submetido a uma Análise de Conteúdo com categorização à posteriori (Aquad 5.0), para estudar os contrastes entre testemunhos de professores e alunos. As principais conclusões do estudo apontaram para: (a) coerência entre professores e alunos quanto à maior parte dos problemas; à sua importância, ao modo de reagir dos professores e seus resultados; (b) diferenças em relação às causas dos problema e à frequência dos mesmos.


Texto Completo:

PDF

Apontadores

  • Não há apontadores.


Copyright (c) 2008 Boletim Sociedade Portuguesa de Educação Física

BOLETIM SPEF é uma publicação da Sociedade Portuguesa de Educação Física | eISSN: 2184-1594