Problemas da prática pedagógica em Educação Física: Estudo da relação entre as percepções dos alunos e dos professores
Resumo
Abraçando uma visão ecológica dos processos de intervenção nas aulas, neste trabalho procurámos conhecer a percepção do aluno acerca da realidade de que é protagonista, e observar de que forma esta se relacionava com a do seu interlocutor – o professor. O problema que guiou o estudo traduziu-se assim pela seguinte questão: Qual é a relação existente entre as percepções dos alunos e dos professores de Educação Física, relativamente aos problemas da prática pedagógica? Foi realizado um estudo multi-caso. Participaram no estudo quatro professores e respectivos alunos, do 3.º ciclo do Ensino Básico. As percepções de alunos e de professores às situações problema foram analisadas em várias dimensões. A recolha de dados envolveu o registo audiovisual de aulas e a entrevista de estimulação de memória. O corpus das entrevistas foi submetido a uma Análise de Conteúdo com categorização à posteriori (Aquad 5.0), para estudar os contrastes entre testemunhos de professores e alunos. As principais conclusões do estudo apontaram para: (a) coerência entre professores e alunos quanto à maior parte dos problemas; à sua importância, ao modo de reagir dos professores e seus resultados; (b) diferenças em relação às causas dos problema e à frequência dos mesmos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).