Análise da procura e da oferta de formação contínua

Autores

  • Ana Branco Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira
  • Marcos Onofre Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa

Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo que consistiu numa análise retrospectiva das percepções de professores de Educação Física dos 2.º, 3.º ciclos e secundário sobre a formação específica oferecida pelos CFAE da Península de Setúbal, na última década. O estudo desenvolveu-se em três fases: documental, extensiva e intensiva. Na primeira fase fizemos um levantamento exaustivo das acções de formação específica oferecidas pelos referidos Centros. Na segunda utilizámos um questionário original para caracterizar a percepção dos professores sobre a procura, a oferta e o grau de satisfação face à oferta. Pretendíamos igualmente, conhecer como estas percepções tinham variado com a experiência profissional. Na terceira etapa, entrevistámos os professores mais representativos das diferentes classes de resposta formadas com base nos resultados da fase anterior relativos à satisfação face à formação. Os resultados revelaram que a oferta de formação específica foi reduzida e que esta parece ter influenciado a procura. Verificámos, ainda, que a procura e a satisfação face à oferta variaram ao longo da experiência profissional dos professores. Os entrevistados mais satisfeitos procuraram acções de formação específicas, enquanto os mais insatisfeitos preferiram outros temas como a Informática.

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Publicado

08-06-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade