Actividade Física. Que quantidade se deve praticar?
Resumo
Apesar da inactividade física ser um dos maiores perigos para a saúde pública, actualmente existe conhecimento suficiente sobre os benefícios da prática regular de actividade para a promoção da saúde, bem-estar e qualidade de vida.
O conhecimento existente tem sido amplamente divulgado e tem servido de suporte para as campanhas e iniciativas para a promoção da actividade física. Muitas vezes a difusão do conhecimento, com vista à promoção da saúde das populações, tem sido feita sob a forma de recomendações para a prática de actividade física.
As recomendações são o produto do conhecimento acumulado, mas ainda assim existem algumas questões que carecem de respostas, a saber, que quantidade de actividade física é que se deve praticar para que haja benefícios ao nível da saúde?
Para responder a esta questão importa compreender a quem se destinam as recomendações e qual é o seu objectivo do ponto de vista da promoção da saúde.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).