Concepções e agenda social dos alunos face à Educação Física: Influência do género e ciclo de escolaridade
Resumo
Este trabalho teve como principal pretensão a análise da Agenda Social dos Alunos (ASA) para as aulas de Educação Física (EF) em alunos do 3.º ciclo e secundário. Consideramos que um maior esclarecimento da mesma irá contribuir para uma mais eficiente articulação entre as propostas e intenções de, professor e alunos, para as aulas de EF.
Com esse efeito, foi também bastante importante averiguar, como é que os alunos concebem as aulas e a disciplina de Educação Física, quais são para si, os seus principais objectivos/finalidades e de que forma estes (concepções e objectivos) influenciam e se expressam na sua Agenda Social.
Para a recolha de dados recorremos ao método de inquirição dedutivo aplicando um questionário adaptado do estudo de Duarte (2004), sendo os dados submetidos à análise estatística descritiva e correlativa. Pudemos observar que, de entre os 468 alunos inquiridos, a maioria dos alunos privilegia uma Educação Física que lhes permita apreender os aspectos relativos à cultura física (concepção Académica) em detrimento de uma disciplina focada no treino das capacidades físicas (Biologista) ou na promoção de momentos de recreação e lazer (Recreacionista).
Para a generalidade dos alunos a prática de desporto constitui o principal objectivo das aulas e da disciplina de EF, em contraste à passagem de ano que é pouco e a menos considerada.
No que concerne à influência que as Concepções e Objectivos da EF exercem na Agenda Social dos alunos constatámos que não se encontraram associações com intensidades significativas, embora tenham surgido alguns apontamentos curiosos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).