Empregabilidade no desporto. Oferta e procura de emprego no ensino público de Educação Física
Resumo
Este estudo pretende compreender o campo laboral das Ciências do Desporto em Portugal. Analisaram-se os diplomados pelo ensino superior (público e privado) e os docentes concorrentes aos 2.º/3.º ciclos do ensino básico e secundário.
A amostra é composta por instituições portuguesas (32), universitárias (10) e politécnicas (22). Analisaram-se os docentes colocados, não colocados e excluídos que concorreram ao ensino da Educação Física de 2004/05 a 2006/07.
Concluímos que o padrão de empregabilidade sugere uma saturação desta saída profissional, embora existam pequenos sinais de ténue retoma do equilíbrio da relação oferta -procura a longo prazo. É pouco provável recuperar -se o potencial de emprego no submercado da Educação Física para recém-licenciados.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).