O efeito da experiência do treinador de futebol em jovens atletas
Resumo
O desporto pode servir como meio educativo dos jovens atletas, com o treinador a ter um papel importante nas experiências desportivas dos mesmos.
O presente estudo propõe -se a: a) identificar um perfil de comportamento dos treinadores com base na experiência; b) verificar o efeito da experiência do treinador nas atitudes desportivas e motivação dos atletas; c) descrever as perceções dos atletas relativamente às atitudes desportivas, orientação motivacional, e dos comportamentos dos treinadores.
Foram observados 6 treinadores de Futebol de escalões de formação e os respetivos atletas responderam aos questionários de perceção do comportamento do treinador, de Orientação para o Ego e Tarefa e das Atitudes no Desporto.
Verificamos que o nível de experiência do treinador não tem efeitos sobre a comunicação com os atletas em competição. Todos os treinadores privilegiam comportamentos de reforço positivo, instrução técnica geral e comunicação geral. Os treinadores experientes utilizam mais a comunicação geral, enquanto os treinadores inexperientes o reforço positivo e a instrução técnica geral.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).