Caracterização da prática desportiva dos alunos que frequentam os estabelecimentos militares de ensino

Autores

  • Adilson Marques Faculdade de Motricidade Humana, Universidade Técnica de Lisboa
  • José Contramestre Academia Militar
  • Francisco Carreiro da Costa Faculdade de Educação Física e Desporto, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

Resumo

O sedentarismo é uma das principais causas de morte. Como forma de combater essa situação, a escola tem sido apontada como o local indicado para se desenvolverem estratégias de promoção de estilos de vida activa e saudável.

O objectivo do estudo foi verificar a quantidade de actividade física proporcionada pelos estabelecimentos militares de ensino em Portugal e perspectivar se essa prática poderá ter benefícios ao nível da saúde. Para avaliar a quantidade de actividade física aplicámos um questionário a 1059 alunos de 4 estabelecimentos militares de ensino.

Dos resultados verificámos que, na generalidade, estes alunos participavam regularmente em actividades físicas desportivas formal e informalmente. Como eram na sua maioria internos, os níveis de participação em clubes foram baixos, por outro lado, a participação nas actividades extracurriculares foi superior aos resultados da literatura.

Os níveis de prática e a orientação dos objectivos permitem perspectivar que estes alunos poderão tornar-se adultos fisicamente activos.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade