Caracterização da prática desportiva dos alunos que frequentam os estabelecimentos militares de ensino
Resumo
O sedentarismo é uma das principais causas de morte. Como forma de combater essa situação, a escola tem sido apontada como o local indicado para se desenvolverem estratégias de promoção de estilos de vida activa e saudável.
O objectivo do estudo foi verificar a quantidade de actividade física proporcionada pelos estabelecimentos militares de ensino em Portugal e perspectivar se essa prática poderá ter benefícios ao nível da saúde. Para avaliar a quantidade de actividade física aplicámos um questionário a 1059 alunos de 4 estabelecimentos militares de ensino.
Dos resultados verificámos que, na generalidade, estes alunos participavam regularmente em actividades físicas desportivas formal e informalmente. Como eram na sua maioria internos, os níveis de participação em clubes foram baixos, por outro lado, a participação nas actividades extracurriculares foi superior aos resultados da literatura.
Os níveis de prática e a orientação dos objectivos permitem perspectivar que estes alunos poderão tornar-se adultos fisicamente activos.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).