Educar para um estilo de vida activo. Caracterização das aulas de um grupo de professores de Educação Física
Resumo
A Educação Física escolar providencia uma óptima oportunidade para que todos os alunos participem em actividades físicas e desportivas de forma estruturada e regular. Os objectivos deste estudo de caso são analisar a quantidade e qualidade da actividade física oferecida aos alunos, conhecer as orientações educacionais dos professores e verificar em que medida as mesmas influenciavam a intensidade das aulas, na perspectiva da promoção da saúde.
Para a analisar a qualidade e quantidade de actividade física curricular e a intensidade das aulas recorreu ao SOFIT e à monitorização da frequência cardíaca. O grau de coesão conceptual dos professores foi analisado através do VOI. Os alunos de 6 professores estiveram mais de 60% do tempo útil das aulas em actividade física com intensidade moderada a vigorosa. Três professores providenciaram mais de 50% do tempo a essa intensidade e apenas um não chegou a esse valor.
O comportamento dominante entre os alunos foi “andar”, correspondendo a 34.4% do tempo de observação das 3 aulas dos 10 professores. A frequência cardíaca média para o conjunto das 3 aulas foi de 131.9 bpm, variando entre 117.3 e 142.5. Os professores de Educação Física tinham orientações educacionais diferentes. Apesar dos professores terem orientações educacionais distintas, o trabalho em equipa contribuiu para minimizar as diferenças individuais e as diversas concepções do currículo.
Por isso, ao contrário do que era esperado, professores com diferentes orientações educacionais providenciaram aulas com níveis de intensidade semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).