Educar para una vida activa: ¿Qué competencias? El currículum de la Educación Física en México
Resumo
En este artículo se presenta una reflexión sobre los propósitos, las competencias y los contenidos de la educación física relacionados con el fomento de una vida activa, en el programa nacional, producto que es resultado de la Reforma Integral de la Educación Básica (RIEB) en México.
Además se presentan algunas consideraciones en torno al papel que en el propio curriculum de la educación física se atribuye al profesor de esta asignatura, así como algunas pistas y datos específicos que ayudan a comprender el estatus educativo y la valoración que se hace de esta asignatura escolar en el Sistema Educativo Mexicano.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).