Educação Física na Europa: Várias conceções

Autores

  • Mário Bonança Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • João Regino Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • Ricardo Carreira Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa
  • Adilson Marques Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa

Resumo

Uma conceção pode ser definida como uma estrutura de referência que guia a ação do professor nas suas decisões curriculares. O presente trabalho procura sistematizar as diferentes conceções de Educação Física, considerando a sua evolução histórica.

Foram consultados artigos redigidos a partir de 1990 e que sintetizassem a evolução das conceções de Educação Física do passado até ao presente.

A grande diversidade de conceções surge de um conjunto de diferenças ideológicas resultantes da herança cultural de cada país ou região, bem como dos valores e crenças de cada professor, resultantes do seu processo de profissionalização.

Por outro lado, a escolha de determinada conceção tem como base dar resposta às tendências sociais, repensando, desta forma, a função da disciplina no currículo escolar.

Assim, atualmente, a atenção da Educação Física começa a direcionar -se para a valorização do “bem-estar” e “promoção de estilos de vida ativos”.

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Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Educação, Escola e Sociedade