Atividade física de lazer das pessoas portadoras de deficiência – que constrangimentos?
Resumo
Este estudo teve como objetivo principal aferir como é que na literatura eram descritas as barreiras e constrangimentos que impedem/dificultam a participação em atividade física de lazer por pessoas portadoras de deficiência.
Foram utilizadas as bases de dados B-on, Scielo e Google Scholar para a
pesquisa de fontes bibliográficas, resultando em artigos de diferentes tipologias(n=5), complementadas por outras fontes fruto da da consulta das referências bibliográficas dos diferentes artigos (n=6). As fontes foram agrupadas e apresentadas por em diversos tipos de deficiência, em deficiência motora, mental e auditiva.
A análise dos documentos resultados sugere que as pessoas com deficiência foram constrangidas por: i) barreiras estruturais, independentemente do seu continente de origem e da sua tipologia de deficiência; ii) por razões económicas, sobretudo os sujeitos com deficiência motora; iii) por questões sociais, em concreto, pela atitude que a sociedade tem perante as pessoas com deficiência, que constrange a sua prática de atividade física de lazer.
A revisão sistemática demonstrou que o paradigma emergente de uma prática desportiva e de atividade física inclusivas, em concreto num contexto de lazer, apresenta debilidades naspessoas portadoras de deficiência, uma vez que se deparam com um conjunto diversificado de barreiras/ constrangimentos (intrapessoais, estruturais e interpessoais) no acesso à prática de atividade física de lazer, que devem ser removidos em conjunto com a promoção de estímulos, aumentando assim as oportunidades para a prática e, consequentemente, os níveis de atividade física de lazer.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).