Prática desportiva e de lazer disponibilizada por instituições não públicas na cidade de Viseu
Resumo
Segundo a Carta Europeia do Desporto, as atividades desportivas proporcionam o melhoramento da condição física, psíquica e aumento das relações sociais. Para além disto, o mesmo documento salienta a importância deste tipo de atividades destacando a imprescindibilidade da promoção das mesmas, por parte dos governos, a fim de incrementar o desenvolvimento humano.
Neste sentido, o principal objetivo deste estudo foi caracterizar a prática de atividade desportiva e de lazer oferecida pelas instituições não públicas na cidade de Viseu.
A amostra foi constituída por 21 instituições que oferecem um total de 12 modalidades desportivas e/ou de lazer.
Através da análise efetuada constatou-se que as atividades de academia são aquelas que atualmente são mais praticadas como atividades desportivas e/ou de lazer neste concelho.A percentagem de prática na cidade de Viseu é bastante inferior não só quando comparada com o panorama nacional, mas também com o da região Centro. Ao contrário dos dados relativos a Portugal e à região Centro (que apresentam índices de prática desportiva substancialmente superiores para o género masculino), no concelho de Viseu não se verifica uma grande discrepância quando comparados os níveis de prática entre géneros.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).