Análise sequencial de padrões de jogo ofensivo em futebol – Estudo de caso com a equipa do Real Madrid

Autores

  • António Barbosa Institut Nacional d’Educació Física de Catalunya
  • Hugo Sarmento Instituto Superior da Maia; Centro de Estudos em Educação, Tecnologias e Saúde (CI&DETS), Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Viseu e ARDH – GI (Adaptação Rendimento e Desenvolvimento Humano – Grupo de Investigação), Universidade do Minho
  • José Neto Instituto Superior da Maia
  • Maria Teresa Anguera Faculdade de Psicologia, Universidade de Barcelona
  • Jorge Campaniço Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

Resumo

O propósito deste estudo foi analisar e caraterizar os diferentes métodos de jogo ofensivo (contra-ataque e ataque rápido) atendendo ao contexto de interação no qual ocorrem as ações, na equipa do Real Madrid F.C., recorrendo à técnica da análise sequencial de retardos.

A amostra incidiu em 12 jogos do campeonato, analisados através de um processo de observação sistemática, baseado na Metodologia Observacional.

Os resultados demonstraram que a um conjunto de comportamentos corresponde uma dinâmica específica e um estilo de jogo próprio. No contra-ataque e ataque rápido verificámos uma relação excitatória do cruzamento e da intervenção do adversário sem êxito com a obtenção de golo. Comportamentos como o passe longo estão associados à ineficiência ofensiva nos dois Métodos de Jogo Ofensivos analisados.

Os resultados deste estudo poderão contribuir para que treinadores e professores possam planificar de forma mais eficiente determinadas situações específicas de treino relacionadas com o processo ofensivo.

Downloads

Publicado

09-06-2017

Edição

Secção

Treino Desportivo