Análise sequencial de padrões de jogo ofensivo em futebol – Estudo de caso com a equipa do Real Madrid
Resumo
O propósito deste estudo foi analisar e caraterizar os diferentes métodos de jogo ofensivo (contra-ataque e ataque rápido) atendendo ao contexto de interação no qual ocorrem as ações, na equipa do Real Madrid F.C., recorrendo à técnica da análise sequencial de retardos.
A amostra incidiu em 12 jogos do campeonato, analisados através de um processo de observação sistemática, baseado na Metodologia Observacional.
Os resultados demonstraram que a um conjunto de comportamentos corresponde uma dinâmica específica e um estilo de jogo próprio. No contra-ataque e ataque rápido verificámos uma relação excitatória do cruzamento e da intervenção do adversário sem êxito com a obtenção de golo. Comportamentos como o passe longo estão associados à ineficiência ofensiva nos dois Métodos de Jogo Ofensivos analisados.
Os resultados deste estudo poderão contribuir para que treinadores e professores possam planificar de forma mais eficiente determinadas situações específicas de treino relacionadas com o processo ofensivo.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).