O PAPEL DA ATIVIDADE FÍSICA NA REGULAÇÃO DAS MOTIVAÇÕES PARA A ALIMENTAÇÃO E DOS HÁBITOS ALIMENTARES
Resumo
Numa altura em que a nossa sociedade vive num “ambiente tóxico”, devido à elevada e pouco saudável oferta alimentar, a regulação da alimentação é cada vez mais difícil. Posto isto, é fundamental estudar a forma como as pessoas regulam os seus comportamentos alimentares e o que pode facilitar essa regulação. Este estudo procurou analisar a relação da atividade física com os hábitos alimentares, bem como o papel das motivações para regular a alimentação nessa relação. A amostra foi constituída por 142 indivíduos, 62,9% do género feminino, com uma média de 30,4±10,6 anos. As motivações para regular a alimentação foram avaliadas com a ‘The Regulation of Eating Behaviors Scale’; o exercício foi avaliado com o ‘International Physical Activity Questionnaire’; os hábitos alimentares foram avaliados com questões retiradas de inquéritos populacionais aplicados internacionalmente.
Neste estudo, foram encontradas associações positivas da atividade física com motivações mais autónomas para regular a alimentação e com a ingestão regular de legumes e saladas. Foram também encontradas associações positivas entre as motivações autónomas e vários hábitos alimentares saudáveis, e negativas entre a regulação externa e amotivação e alguns destes hábitos. Estes resultados reforçam a hipótese de que a atividade física poderá ser uma ponte para uma autorregulação saudável da alimentação. Sugerem ainda que esta relação poderá ser parcialmente explicada pelo transfer de motivações autónomas de um contexto de atividade física para um contexto alimentar.
Palavras‑chave: Autodeterminação; Comportamento alimentar; Atividade física; Regulação motivacional.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).