ESTUDO EXPLORATÓRIO DAS EMOÇÕES PREMENTES NO RENDIMENTO DESPORTIVO
Resumo
A emoção e o raciocínio são processos adaptativos responsáveis pela nossa auto-regulação ambiental e social, torna-se útil observar a forma como os atletas maximizam e promovem o controlo emocional para manter altos níveis de desempenho. O objetivo do estudo foi definir e analisar as variáveis emocionais influentes no desempenho desportivo da Natação Pura Desportiva. A amostra foi constituída por 52 nadadores de ambos os géneros, com uma idade média de 16.44 (DP= 1.93). Os resultados apresentam correlações positivas do Rendimento Desportivo com a Autoconfiança (r =.300*) e correlações negativas com a emoção Tristeza (r = -.315*). Estes dados realçam a relação da Autoconfiança no desempenho desportivo. Concluímos que reforçar a Autoconfiança significa uma redução das emoções negativas, tal como controlar e potenciar as emoções positivas será uma mais valia para o rendimento desportivo.
Palavras-chave: Emoções, desempenho desportivo, Psicologia do Desporto, Natação Pura Desportiva.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).