O projeto EuPEO - European Physical Education Observatory

Autores

  • Dora Carolo Laboratório de Pedagogia, Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, Lisboa, Portugal Sociedade Portuguesa de Educação Física, Lisboa, Portugal

Resumo

A Comissão Europeia é responsável pelas políticas Erasmus + e supervisiona a implementação geral do programa. O programa Erasmus + financia projetos nos campos da educação, formação, juventude e desporto, sendo composto por três “Key Action” principais (mobility, cooperation, policy) e duas adicionais (Jean Monnet e Sport). A sua missão é a de apoio a ensino, investigação, networking e debate sobre políticas de ação no âmbito dos tópicos da União Europeia. A Education, Audiovisual, Cultural Executive Agency (EACEA) é a agência europeia que gere as ações Erasmus+. O apoio financeiro atribuído aos setores de educação, formação, juventude e desporto, oferecem oportunidades para indivíduos e organizações. Individualmente, é possível um profissional das áreas supramencionadas passar por um período de mobilidade ou voluntariado no estrangeiro para receber formação linguística. No que respeita às organizações, é possibilitada a participação em projetos numa lógica de parcerias colaborativas nas vertentes académica, de formação vocacional, escolar, formação de adultos e eventos desportivos de nível europeu.

As “Erasmus + Sport Collaborative Partnerships”, como aquela em que o consorcio do Projeto EuPEO se inclui, oferecem a oportunidade de transfer de conhecimento, implementar resultados inovadores, participar em atividades de disseminação e exploração de novos produtos ou de existentes, promover ideias inovadoras em diferentes áreas relacionadas com o desporto e a atividade física.

O Projeto Observatório Europeu da Educação Física (EuPEO) (referência: 2017 – 3678/001 – 001) é financiado pela Comissão Europeia através do programa Erasmus + Sport, baseando‑se numa lógica de parcerias colaborativas. 

A parceria abarca, atualmente e oficialmente, oito países europeus (Portugal, França, Alemanha, República Checa, Hungria, Suíça, Irlanda, Eslovénia), incluindo um total de vinte e dois investigadores afiliados a associações profissionais de professores de Educação Física e universidades ou centros de investigação.

Downloads

Publicado

09-04-2021

Edição

Secção

Dossier