O Ócio da Lisboa de 1900. Tradição e mudança nas práticas e representações do ócio urbano

Autores

Resumo

Se quiséssemos, e pudéssemos, sintetizar numa palavra o tema deste trabalho diríamos que ele trata do tempo.

Tempo que adquiriu valor económico e social; tempo que penetrou as sociedades modernas sob a forma de reestruturação radical e permanente dos ritmos, das alternâncias, das durações. Tempo, portanto, que reestruturou a própria história.

Como é que se desenvolveu este processo de formação dos «tempos modernos»? É precisamente essa a pergunta que tendo obtido já a resposta de alguns historiadores e sociólogos, se mantém sem resposta definitiva, se tivermos em conta uma das características fundamentais da mudança social. Esta não se apoia no tempo, em geral, mas sobre uma reestruturação dos tempos sociais.

Nestes termos, a diversidade e a heterogeneidade dos tempos sociais só pode ser surpreendida na globalidade de uma situação. Para além das modificações da sua morfologia, o que subsiste no tempo é a sua estrutura simbólica, a atitude mental. Temos assim de reconhecer a diversidade dos tempos físicos, biológicos, psicológicos, económicos e sociais. Havemos também que observar a heterogeneidade dos tempos religioso e familiar, do tempo do trabalho e do tempo do ócio.

A hipótese que emitimos é a de que o exame da formação das sociedades capitalistas permite esclarecer alguns passos do processo de formação dos tempos modernos. Mais concretamente, permite o reencontro com a génese de um dos tempos ascensionais das sociedades contemporâneas: o tempo de lazer.

Biografia Autor

Rui Gomes, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa

Rui Gomes é doutorado em Ciências da Educação e professor catedrático da Universidade de Coimbra, leccionando desde 1999 na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física várias disciplinas de licenciatuta (Sociologia da Educação, História da Educação, etc), mestrado (Administração Escolar, etc) e doutoramento (Epistemologia, etc). Entre 1990 e 1999 leccionou e investigou na Universidade de Lisboa, no domínio das Ciências da Educação e da Sociologia da Educação.

[CV]

Downloads

Publicado

27-05-2017

Edição

Secção

Arquivo histórico