Crenças Educativas dos Professores e Prática Curricular da Educação Física no 1.° Ciclo do Ensino Básico. Relato de uma Forma de Intervenção
Resumo
A Educação Física no 1.° Ciclo do Ensino Básico está longe de ser uma realidade nas escolas portuguesas. Razões interpretativas dessa realidade são sobejamente conhecidas: - Falta de formação, falta de material e instalações, ausência de apoios, etc ...
Não obstante, quando eventualmente supridas essas carências nem
sempre são proporcionadas às crianças as actividades físicas adequadas e necessárias.
Por outro lado, os professores com experiência quando inquiridos sobre a importância da Educação Física no âmbito do currículo do Ensino Básico, manifestam-se claramente a favor.
No trabalho que vamos apresentar discutimos algumas hipóteses relativas à construção do conhecimento prático dos professores com vista à identificação das causas desta aparente contradição.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).