Crenças Educativas dos Professores e Prática Curricular da Educação Física no 1.° Ciclo do Ensino Básico. Relato de uma Forma de Intervenção

Autores

  • Tomé Bahia de Sousa Assistente na Universidade do Minho
  • Beatriz Pereira Universidade do Minho

Resumo

A Educação Física no 1.° Ciclo do Ensino Básico está longe de ser uma realidade nas escolas portuguesas. Razões interpretativas dessa realidade são sobejamente conhecidas: - Falta de formação, falta de material e instalações, ausência de apoios, etc ...

Não obstante, quando eventualmente supridas essas carências nem
sempre são proporcionadas às crianças as actividades físicas adequadas e necessárias.

Por outro lado, os professores com experiência quando inquiridos sobre a importância da Educação Física no âmbito do currículo do Ensino Básico, manifestam-se claramente a favor.

No trabalho que vamos apresentar discutimos algumas hipóteses relativas à construção do conhecimento prático dos professores com vista à identificação das causas desta aparente contradição.

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Publicado

27-05-2017