O Conceito de «Espaço» e as várias Perspectivas que Contribuem para a sua Definição
Resumo
A presente comunicação tem como objectivo fundamental abordar o conceito de «Espaço» e chamar a atenção para a importância que tem a relação deste com o processo desportivo.
Pretende-se olhar o processo desportivo com uma nova perspectiva de modo a entender-se a capacidade que o desporto tem de manifestar-se no espaço.
A realização de actividades, o comportamento dos agentes, a localização de instalações, entre outros aspectos, contribuem para uma capacidade de afirmação do desporto no espaço. O desporto prefigurará uma vertente de produção de um espaço próprio, do espaço desportivo.
Como forma de realizarmos os objectivos, socorrer-nos-emos dos contributos de alguns autores de formações diversas que apresentaremos sob três perspectivas:
1. A perspectiva psicológica
2. A perspectiva sociológica
3. A perspectiva económica
Na perspectiva psicológica, explicamos a contribuição de A. Frémont, citando Moles e Rohmer, e a sua referência às «conchas do homem».
Os autores definem o espaço segundo uma referência em ordem ao próprio indivíduo e identificam um conjunto de comportamentos e actividades que este realiza em cada «concha», hierarquizando e dando significado a cada um dosníveis em que o espaço assim se organiza.
Na perspectiva sociológica, apresentamos o ponto de vista de M. Castells e o seu entendimento sobre os quatro elementos da estrutura urbana:
1. O processo de produção (P).
2. O processo de consumo (C).
3. O processo de intercâmbio (I).
4. O processo de gestão (G).
Finalmente na perspectiva económica, o espaço é entendido através de processos de abstracção, onde a multidimensionalidade do conceito é um facto mensurável e representável. A contribuição fundamental é de A. Simões Lopes, que nos chama a atenção para a presença dos objectos ou indivíduos no espaço e pelas relações que entre eles se desenvolvem, contribuindo deste modo para
uma definição e caracterização deste conceito.
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores conservam os direitos de autor e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir o seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).