A avaliação [formativa] em Educação Física. Breve síntese sobre a investigação realizada nos últimos 25 anos
Resumo
Nos últimos 25 anos, tem vindo a ser gradualmente reconhecido o impacto que a avaliação, utilizada com propósitos formativos, pode ter na melhoria da aprendizagem.
No entanto, apesar desse reconhecimento, são vários os autores de referência que têm constatado a escassez de estudos, com validade ecológica, no âmbito da avaliação formativa em Educação Física.
Apresenta-se neste artigo uma breve síntese dos trabalhos de investigação realizados nos últimos 25 anos, sublinhando o paralelismo existente entre a evolução do conceito de avaliação formativa e a forma particular como é concebido o ensino e a aprendizagem em Educação Física.
Através da pesquisa nas principais bases de dados e nos repositórios de várias universidades portuguesas, analisamos o conteúdo dos estudos realizados, no âmbito da avaliação formativa em educação física, concentrando a nossa atenção no objeto de investigação e nos resultados mais relevantes.
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